domingo, 27 de abril de 2008

A Cidade de Lases





Lona-Lases, é um Comune formado por estas duas comunidades, e está situada na região do Trentino _ AltoAdige, Província de Trento e Faz divisas com:ValFLORIANA, Sover, Segonzano, Cembra, Bedollo, Baselga di Piné, Albiano e Fornace. Dista exatamente dezesseis quilômetros da capital sua altitude é de 639 metros acima do nível do mar. O seu ponto mais elevado é o cume do Monte Gorsa a 1.042 metros.Sua população hoje é de 784 habitantes, sendo 394 homens e 390 mulheres e a maioria dos habitantes, 553 do total são eleitores, portanto, é uma população constituída de adultos, sua densidade demográfica é de 71 habitantes por km², portanto sua área é de 10,22 km². A comunidade de Lona tem uma área de 7,29 km² e Lases 2,93 km²,Em torno da metade desta população são descendentes da Família Avi.
A eleição para o Poder Executivo é realizada simultaneamente com a do Poder Legislativo.Todos podem participar inscritos por lista. Na marjoritária que é para o Sindaco (que administra o Comune) e Vice-Sindaco, elegendo-se o mais votado. Para Consigliere Comunale, a lista que obtiver a maioria elege 2/3, ou seja 10 Consiglieri e a perdedora elege 1/3, ou seja, 05 Consiglieri (lembrando aqui que o cargo de Sindaco em toda Itália é honorifico, ou seja, sem retribuição monetária alguma).
Por todo o período Medieval, o período todo da emigração Lases pertencia a Baselga de Piné, no dia 27 de Julho do ano de 1928, passou a pertencer ao município de Albiano, somente com a aprovação da Lei Provincial em 16/04/1952, publicada no Boletim Oficial nº 10, página 99, no dia o2/o5/1952, passou a ser um município autônomo. A sede do novo município ficou definido como sendo Lases.
Seu primeiro prefeito nomeado foi Gioacchino Avi.
Lases é um lugarejo situado a esquerda do Vale de Cembra, que tem um fascino todo particular. A sua geografia é um vale apertado com montanhas bem elevadas.
Nossos parentes em Lases trabalham na atividade do pórfido (um tipo de mármore rosa), de suas empresas, semanalmente são carregadas varias carretas com reboques pesados desta pedra, sendo comercializada por toda a Europa, exportados para vários continentes, o preço é bastante significativo, proporcionando aos cidadãos laseses, ter uma vida com um índice social muito elevado, sendo hoje um dos melhores lugares para se viver
Os descendentes da Família Avi, possuem as indústrias mais significativas do pórfido, possuindo um perfeito serviço de marketing, disponibilizando em site, efetuando negócios via internet com vários paises de todos os continentes (no alto a direita Foto do Comune).
(resumido do texto do livro Caminhos e Atalho da Família Aví de Waldemiro Avi Mirote, 1ª edição 2007.)

Nenhum comentário: