quinta-feira, 2 de novembro de 2017

FAMÍLIA AVI REALIZOU 10º ENCONTRO EM LAURENTINO

Família participou da construção e formação da cidade de Rodeio em Santa Catarina

Por Mentore Conti Mtb 0080415 SP com informações Bernadete Avi // fotos cedidas por Bernadete Avi

Matéria editada em 2 de novembro de 2017.

Brasão da Familia Avi
A família Avi, promoveu neste final de semana, dia 28 e 29 em Laurentino SC o seu décimo encontro. Ao todo foram aproximadamente 450 pessoas, descendentes dos primeiros familiares que chegaram da Itália ao Brasil e 1875.
No sábado à noite houve as 20h30 min um coquetel de boas-vindas na Igreja de São Bom Jesus, com a apresentação do coral Ricordi di Itália de Tubarão, com a regência de Flaviano Censi.
No domingo as 10 horas uma missa em ação de graças, onde o Coral Ricordi di Italia executou as músicas durante a missa. Depois o almoço a apresentação do Coral Ricordi di Italia e depois uma tarde dançante e um café.
Além da música que não pode faltar num encontro assim, tendo inclusive a participação de André Stedile, tri neto de Giacomo Avi, que cantou músicas regionais e tocou gaita, houve também a exposição de objetos que foram usados pelos primeiros familiares e seus descendentes desde a chegada no país, exemplo de arados e utensílios domésticos.
 A família Avi é originária do Norte da Itália na região o Alto Adige, Lona-lases, próximo ao Trento A importância da manutenção de um encontro familiar como que ultrapassa o encontro da família em si e preserva toda a luta, se assim podemos chamar, da vinda dos Italianos para o país.  
Claro que Como disse próprio Valdomiro Avi, Mirote, e Agenor Avi, o objetivo do encontro é reencontrar os parentes que hoje moram em várias partes do país além de Santa Catarina.
Mirote disse aos participantes que o encontro da Família Avi é tão importante que se ele, Mirote tivesse morrido na véspera, antes de irem ao seu funeral, o encontro deveria ser realizado.
  A família Avi se fixou em Santa Catarina quando Giacomo Avi e Catarina Avi, junto com seu primo Abraão Avi chegaram em Rodeio e com outras famílias italianas ajudaram a formar aquela cidade isto a 141 anos.
Ao contrário de outras partes do pais onde os Italianos chegaram e passaram a morar, em Santa Catarina as famílias ficaram coesas e não deixaram o costume e a cultura italiana de cada familiar desaparecer. Em São Paulo por Exemplo, a maioria das famílias italianas, hoje, de italiano só têm o sobrenome.
Contam alguns familiares que Giacomo Avi, na travessia do Atlântico, naquele longínquo 1875, dizia, “Suona la gaita che il viaggio rimane più corto”. Esta colocação pode parecer estranha para um católico, como ele era, mas marca bem a dificuldade de uma travessia de 36 dias num navio a vapor pelo Atlântico
A questo punto ci congratuliamo con la comissione organizzatrice della riunione della famiglia Avi. ...Auguri

abaixo vide fotos do encontro:










































Um comentário:

Opi disse...

Especifican que llegaron a Brasil en 1875, ¿pero están seguros de que sus orígenes están en el estado de Trentino? En el caso de mis ascendentes, llegaron a Andalucía procedentes de los alrededores de Constanza, en La Alsacia (por entonces zona alemana), hacia 1767. Lo que me induce a pensar que también pudieran ser colonos de esta zona los ascendentes de Giacomo Avi.
Si interesa a alguien, puede descargar un artículo titulado Los extranjeros en la España moderna. Actas del I Coloquio Internacional. Celebrado en Málaga del 28 al 30 de noviembre de 2002.